A Maia em todo o seu esplendor!
Sexta-feira, 16 de Maio de 2008
CARACTRIZAÇÃO DAS IGREJAS DA VILA DO CASTELO! (relativo ao dia 30 de Abril)

 

IGREJA MATIZ DE SANTA MARIA DE AVIOSO
 
A igreja matiz com vários acrescentos recentemente feitos, é um templo barroco, do séc. XVIII. A fachada toda revestida com azulejos, apresenta dois painéis rectangulares representando Nª Senhora da Expectação e outro, de S. José.
        O pórtico rasgado em arco, é encimado por frontão interrompido no qual se apoia um óculo mistilíneo quadrilobado que interrompe um estribo que lhe percorre a face de lado a lado. A empena, com volutas nas extremidades tem por cima destas dois pináculos. A rematar a vértice, dupla torre sineira. No seu interior, um belo conjunto escultórico representando Santa Ana, com Nossa Senhora e o Menino, assim como três altares embutidos em nichos, com o sagrado Coração de Jesus, S. José e Stº António.
 
 
IGREJA PAROQUIAL DE S. PEDRO DE AVIOSO
 
É uma igreja elegante e airosa, apresenta-nos a sua frontaria ladeada da torre sineira construída m 1909.
O seu pórtico rectangular tem ombreiras emolduradas por volutas e lintel curvo encimado por frontão, em cujo tímpano estão gravadas, em relevo, as insígnias episcopais do seu Padroeiro. A encimá-lo, janelão rectangular. Coroando a empena, de recorte mistilíneo, uma delgada cruz no seu vértice dois fogaréus a ladeá-la.
A torre tem logo acima da porta térrea, uma inscrição dedicada aos seus patrocinadores. No segundo tramo, um relógio e no terceiro, os sinos. Á sua direita fica o cemitério paroquial.
 
 
IGREJA PAROQUIAL DE GONDIM
 
A igreja paroquial de Gondim, de pequenas dimensões, é construção simples. O Padre João Neves da Cruz, assim a descreve: “ Tenho ido alli pregar, servindo ao mesmo tempo de cerimoniario, os celebrantes custam a caber e o cerimoniario tem de collocar – se atraz d´elles!”
 
 
IGREJA MATIZ DE GEMUNDE
 
Esta igreja, cuja data de restauração é o ano de 1859. Em estilo neoclássico, apresenta-nos o corpo e respectiva torre sineira em azulejo da fábrica “Carvalhinho”. Na fachada, abre-se um pórtico oval de arco perfeito em cantaria envolvido. Sobrepujando, simples, um frontão triangular, sobre o qual se abre um amplo janelão rectangular quadrilobado. No tímpano da empena, um nicho. No vértice, uma cruz e em cada uma das pontas um fogaréu. De cada lado do portal, em painéis azulejares estão S. Cosme e S. Damião. A torre sineira, quadrangular, com três pisos, é coroada por uma cúpula ogival.
 
 
IGREJA DA BARCA
 
         A igreja de Barca, segundo Manuel Gens, data de 1656. Entrando para o adro da igreja, todo ele por um muro rodeado, passamos pelo portão de ferro cujas ombreiras terminam em briosas volutas. A sua elegante fachada é revestida a azulejo e rematado a cantaria. No centro, amplo portal com verga curvilínea. Sobre este, um também curvilíneo frontão interrompido, de cujo topo central se ergue uma gentil moldura granítica que, em seu seio alberga, medindo o tempo, o relógio. No tímpano da empena d recorte mistilineo e suavizado com volutas, um grandioso nicho que alberga a imagem de Nossa Senhora. A embelezar o conjunto, duas torres sineiras. No vértice com dois fogaréus a ladea-la, a cruz.
 


publicado por sabermaia_05 às 12:33
link do post | comentar | favorito

Somos um grupo de Estudantes da Escola Secundária do Castêlo da Maia e vamos participar com o projecto "Saber mais Maia" no concurso Cidades criativas lançado pela Universidade de Aveiro.
pesquisar
 
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

E agora???

Notícia.....

O Ano chegou ao fim!!!

Barca!!!

Olimpiadas da Maia!!!

A Grande Gala!!

Apresentação Pública!

Apresentação final aproxi...

CARACTRIZAÇÃO DAS IGREJAS...

...

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

links
blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub